Objetivo:
Queimar, não ser queimado e salvar seus
colegas. As crianças terão oportunidades de jogar tentando manter o jogo vivo.
Para isso poderão ou não manter os colegas jogando.
Objetivo do Professor:
Avaliar seus alunos quanto a participação,
cooperação e competição. Avaliar quais atitudes individuais e coletivas estão
acontecendo nas sua aulas.
Propósito:
Colocar os alunos frente a frente com a
sensação de vencer ou colaborar. As crianças estarão avaliando seu
desenvolvimento de acordo com o equilíbrio do jogo.
Recursos:
Uma bola de meia e giz.
Número de participantes:
Pode ser jogado com diferente números de
crianças, sendo maior que 10 para maior motivação. Caso seja um grupo muito
grande (40) pode-se usar 2 bolas.
Duração:
Dependerá do interesse do grupo e da
avaliação do professor. Normalmente 20 a 30 minutos.
Descrição:
Todas as crianças deverão ficar em um
espaço suficientemente grande para que todos possam correr e se deslocar sem
grandes riscos de choque. Elas receberão um pedaço de giz e anotarão no chão ou
na parede, seu nome a letra Q (queimei), a letra M (morri) e a letra S
(salvei).
O Instrutor joga a bola de meia para o alto
e está dado o início. Pode-se colocar uma música para acompanhar o jogo. A
criança que pegar a bolas, poderá no máximo dar 3 passos para arremessar a bola
nos colegas. Caso ela queime alguém este deverá marcar o que houve e depois
ficará sentado no lugar. A criança que atirou também deverá marcar que
conseguiu queimar o colega. Para salvar bastará que a criança deixe de JOGAR NO
OUTRO e passe para quem estiver sentado (JOGAR PARA O OUTRO).Está então poderá
levantar e continuar jogando. Todos os acontecimentos deverão ser anotados para
futura análise e discussão em grupo.
Dicas:
Este jogo é muito bom para que o professor
possa avaliar o comportamento real de seu aluno. É possível detectar crianças
mais cooperativas (salvam mais), mais competitivas (salvam menos), crianças que
fazem parcerias, e trazendo com isso a oportunidade de fazê-los VER.
É necessário que o professor proporcione o
momento de debate, com tranqüilidade, para ouvir os comentários e fazer as
possíveis colocações.
O professor poderá fazer o jogo sem a
marcação e depois colocá-la para eles possam avaliar. É importante colocar que existem diferentes
crianças jogando e elas têm a liberdade de serem verdadeiras. Não podemos impor
as atitudes e sim mostrar os diversos caminhos que elas podem seguir.
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