Material: 1 corda.
Formação:
(Puxar a corda)
Os partidos alinham-se, com os jogadores uns atrás dos outros,
segurando cada lado metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um
dado sinal, começam a puxar a corda. Ganha o partido que se
apossar dela toda, ou que houver conquistado a maior parte da corda ao cabo de
um
período de um ou dois minutos.
(Cadeia)
Os partidos alinham-se atrás dos seus respectivos chefes, e cada
jogador segura pela cintura o que lhe fica em frente. Os dois chefes, que se
defrontam, seguram uma vara em posição horizontal,
perpendicularmente a uma linha traçada no solo. A um sinal os partidos puxam
para trás,
tratando cada um de fazer todos os jogadores do lado oposto
atravessarem a linha. Para tornar o jogo mais fácil, pode-se marcar uma segunda
linha a
1,50 m (ou menos) de cada lado da linha central, ganhando o grupo
que obrigar os outros a passarem essa marca.
(Em fileira)
Este interessante jogo de tração pode dispensar a corda. Na sua
mais simples forma, os partidos formam fileiras de cada lado de uma linha
traçada no
soalho ou no chão. Consiste o jogo em puxar os membros do partido
oposto, fazendo-os atravessar a linha. O jogador que for assim arrastado
passará
para o partido dos seus capturadores. Usando-se uma corda como
linha de divisão entre os partidos, os jogadores colocam-se nos seus
respectivos
lados, com as mãos na corda, puxando os outros por meio dela. Uma
outra variante estipula o uso de varas para cada par de jogadores contrários.
(Caseiro)
Ata-se, no meio de um longo barbante, uma bala, uma ameixa ou
qualquer outra guloseima. Cada um dos dois competidores recebe uma extremidade
do barbante, que deverá fazer desaparecer rapidamente na boca, no
esforço de chegar primeiro à presa. O vencedor poderá comê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário