sexta-feira, 2 de maio de 2014

LIÇÃO: AMOR PARTE 1 “RUTE E NOEMI”


Noemi era uma viúva que se mudou de Belém para Moabe com seus dois filhos.
Lá eles se casaram com duas mulheres moabitas. O nome de uma era Orfa e da outra,
Rute.
O nome de Noemi significa: agradável. Emigrou com a sua família da Judéia para Moabe. O seu caráter amoroso está descrito no livro de Rute. Morrendo Elimeleque e os seus filhos, Noemi quis voltar, para Belém e disse às suas noras:
_Voltem a casa de seus pais.
Então ela as beijou e choraram na despedida.
Rute porém, amava Noemi e não queria deixá-la sozinha, então ela disse:
_Onde quer que você for, eu irei... o teu povo será meu povo o teu Deus será o meu Deus.
Apesar de Rute ser moabita, ela amou tanto sua sogra que decidiu retornar para Belém em sua companhia.
O nome de Rute significa: plena de beleza ou amiga. Rute, embora de origem gentílica, (não era judia) veio a ser uma das avós de Jesus Cristo (Mateus 1:5,16).
Assim as duas foram até Belém e Rute cuidava com muito amor de Noemi.
O amor une as pessoas mesmo de nacionalidades diferentes, vínculos supostamente desagradáveis, (pois, muitos falam mal das suas sogras), esse é o fruto do Espírito: amor.
Que gera nas pessoas união e disposição para servir e ajudar.

TEXTO BASE: livro de Rute
VERSÍCULO CHAVE: “... o amigo ama em todos os momentos: é um irmão na adversidade”.Provérbios. 17:17
OBJETIVO: Reconhecer o que é amor e o valor que esse fruto tem no cuidado familiar.
1. Receba as crianças com abraços e sorrisos estimulando para que façam o mesmo entre elas;
2. Inicie com uma oração pedindo que Deus revele seu amor para cada criança;
3. Tenha um período de louvor e adoração;
4. Antes de iniciar a história, pergunte sobre a pesquisa da semana.(resposta: apóstolo Paulo, foi escrito cerca de 53 e 57 d.C ) verifique se todos estudaram a lição e fizeram leitura diária.
5. Agora conte a história;
6. Peça a alguns voluntários que recontem a história aprendida;
7. Faça uma “roda de histórias” onde algumas crianças contarão histórias de amor que eles conhecem, fazer uma votação, escolhendo a melhor história e distribuir papéis para que todos façam um registro da mesma;
8. Distribuir papéis numerados de 1 a 5 e pedir às crianças que escrevam atitudes de amor para com: pais, amigos, inimigos. Discutir as respostas com o grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário