sábado, 3 de maio de 2014

LIÇÃO: ALEGRIA “A OVELHA PERDIDA”

Um homem tinha cem ovelhas, e cuidava muito bem delas. Todos os dias, ele levava as ovelhas para o pasto mais saboroso e às águas mais limpinhas. Um dia percebeu que algo estava diferente, começou a contar as ovelhas e... descobriu: faltava uma ovelha!
Ele deixou as noventa e nove e imediatamente foi procurar aquela que se havia perdido.
Andou, andou até que finalmente a encontrou...
Que alegria! O seu coração se encheu de alegria e pegando a ovelhinha, colocou-a sobre os ombros e retornou cheio de alegria!
Alegria é um substantivo feminino que significa: contentamento; regozijo; satisfação; prazer; festa; divertimento; júbilo; jovialidade; acontecimento feliz.
Alegria só pode vir de Deus. Esta palavra aparece cento e cinqüenta vezes na Bíblia.
Você sabia que até a tristeza salta de alegria na presença de Deus.
Verdadeiramente a alegria nós só temos em Deus quando fazemos a Sua vontade.

TEXTO BASE: Lucas 15:01-07
VERSÍCULO CHAVE: “E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa”. Lucas 15:05
OBJETIVO: Perceber que a verdadeira alegria só pode vir do Senhor.
1. Receba as crianças cordialmente perguntando como foi a semana;
2. Dê atenção especial aos visitantes (se houverem);
3. Inicie com uma oração pedindo que Deus derrame sobre cada vida a alegria do Senhor;
4. Tenha um período de louvor e adoração;
5. Antes de iniciar a história, pergunte sobre a pesquisa da semana (resposta: Davi) verifique se todos estudaram a lição e fizeram leitura diária;
6. Conte a história;
7. Inicie a discussão com as seguintes perguntas: o que é alegria? Como ela é conseguida?

É possível sentir alegria o tempo inteiro? Por que ? Discutam a resposta e depois leiam Tiago 1:2-4. De acordo com Tiago, quando devemos estar alegres? Em sua opinião, porque Tiago disse isso? Como podemos ser alegres quando estamos sofrendo?
Baseando-se nestes versículos, qual a diferença entre felicidade e alegria? “Felicidade quer dizer sentir-se bem. Alegria é bem mais que isso. É uma certeza, bem no íntimo, de que Deus está no controle. Podemos estar sofrendo tribulação e alegres ao mesmo tempo porque sabemos que o choro não vai durar para sempre”. ( Salmos 30:5).
8. Crachá dos sentimentos: entregar para a criança um pedaço de papel ( com tamanho suficiente para escrever o nome e desenhar um círculo ao lado) pedir que cada um escreva seu nome e desenhe dentro do círculo uma “ carinha” que mostre como ele está se sentido neste dia. No final, perguntar por que ele está se sentido daquela maneira. Tirar um momento de oração com as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário