quinta-feira, 24 de abril de 2014

CARTAZ DE PREGAS

 
O cartaz de pregas ou quadro de pregas é um recurso visual versátil, de fácil
confecção, pouco dispendioso e útil para o professor. Serve como suporte de
informações, apresentando-as de maneira progressiva e dinâmica. Pode ser
usado em qualquer área de ensino, inclusive no ensino da leitura e da escrita.
A base é uma superfície retangular de cartão,
cartolina (duas folhas grampeadas) ou madeira e
sobre elas prende-se uma outra folha de papel
pardo ou espelho pregueado no sentido
horizontal. Para fazer pregas, marcar a folha de
papel de 3,5 cm e 7 cm, 3,5 e 7 cm até
terminar o papel e dobrar
fazendo pregas, depois prender
as pregas nas extremidades usando
um grampeador. Para arrematar, usar fita adesiva.
As pregas podem ser colocadas na frente e também no verso,
sendo ainda mais úteis.
As tarjetas que serão utilizadas no quadro
ou cartaz de pregas podem ser feitas com pedaços de cartolina ou
papel-cartão, devendo ter 3,5 cm a mis abaixo das letras ou
ilustrações, para que se encaixem nas pregas. As tarjetas podem ser feitas
colocando-se no verso palitos de sorvete que, depois, vão ser encaixados
nas pregas do cartaz ou quadro de pregas.
Algumas sugestões que poderão ser usadas no quadro de pregas:
· Para ensinar leitura e escrita: fichas com sílabas ou letras. O professor

pode cortar as palavras que desejar em sílabas e letras, trabalhando
com a classe: a formação de palavras conhecidas, de palavras novas e
de palavras que comecem ou terminem com o mesmo som (ex.: lata -
pata - mata).
· Para ensinar leitura e escrita: fichas com palavras. Pedir aos alunos para

colocar a sentença em ordem. Colocar no cartaz a mesma palavra que o
professor escreveu na lousa.
· Fichas para jogos (discriminação visual, auditiva, gravuras de histórias

para ordenação temporal, desenhos diversos, etc.). Veja a figura 1,
abaixo.
 
 
· Fichas para tornar mais objetivos os conceitos matemáticos, contagem,

conjuntos, operações fundamentais, etc.
· Veja a abaixo figura 2
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário