MATEUS
28.19-20
ENSINAR
NÃO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM!
JESUS
NÃO DISSE: SE VOCE QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER TEMPO, SE GOSTAR... A ultima ordem de Jesus deveria ser nossa
primeira ocupação.
O
‘ide’ é para todos. E toda criatura, inclui as crianças. (marcos 16.15)
Nem
todos serão professores de escolinha, mas todos tem que evangelizar e mais cedo
ou mais tarde haverá crianças no seu caminho esperando para ouvir sobre o amor
de Deus...
MARCOS
10.13-14
‘DEIXAI
VIR A MIM OS PEQUENINOS E NÃO OS IMPESSAIS’ SABE O QUE ACHO MAIS INTERESSANTE?
É QUE QUEM OS IMPEDIAM ERAM OS PRÓPRIOS DÍSCIPULOS...
Hoje
não tem sido diferente em muitas igrejas. O mundo lá fora e até muitas seitas
já descobriram nas crianças um campo fértil! Mas nós as temos afastado de
Jesus.
QUANDO?
Quando não lhes damos valor. Quando nossa escolinha é feia, suja,
desorganizada, com lixo que chamamos de brinquedos,quando não há professores
preparados,quando não há pregação ou ensino verdadeiro. só o velho: você finge
que ensina e eu finjo que aprendo...
Por
exemplo: se sou professora de piano, dou aula por um ano, mas quando meu aluno
vai se apresentar não toca nada, é porque não aprendeu... Logo não houve nenhum
ensino! Só terei realmente ensinado se houver aprendizado, caso contrario não
ensinei, só tentei... (ou nem isso)
MUITOS
SÃO LIGEIROS EM APONTAR PROBLEMAS ( MAS NÃO AS CAUSAS...)
*as
crianças não prestam atenção
*faltam
muito
*não
param de falar
*não
obedecem
*não
me entendem
*e
por ai vai...
MAS
PENSE UM POUCO NA VISÃO DO ALUNO (e seja sincero)
Você
assistiria uma aula sua? Como tem sido suas aulas?Aquela maravilhosa mesmice de
todo dia... sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz;cheia de palavras tão
difíceis que até facilita a gente de não entender, monótona, repetitiva...
...Não
sei onde ouvi esta história, mas é bem interessante:
Uma
vez um pregador notou que todo domingo ele começava a pregar e dali 15 min.o
povo começava a dormir, isso se repetia todo domingo, ele então resolveu gravar
o culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas tanta gente? Só podia ter
algo errado!
Bom,
levou o vídeo pra casa começou a assistir, dali 15 min....ele estava
roncando...
SOLUÇÃO:
Mesmice
se vence com criatividade!!! PORQUE VOCÊ NÃO IRÁ CONSEGUIR RESULTADOS
DIFERENTES FAZENDO A MESMA COISA! ENTÃO MUDE!!
Ache um jeito novo de falar do mesmo assunto. ache uma maneira criativa
de contar a mesma historia...
IDÉIAS
Nunca
gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas não me dizem ‘como’. O que
adianta uma pessoa ir ao médico,ter o problema diagnosticado mas sair sem a
receita? Então vou dividir com vocês o que tem dado resultados. coisas que
podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer assunto e são simples de se
fazer...
Quando
vamos falar com crianças a primeira coisa de que precisamos é ganhar sua
atenção inicial, senão a aula estará perdida.
Diferente
dos adultos elas são comunicativas, todas se conhecem, e quando não, fazem
questão de se conhecer e saber das novidades, por isso é preciso fazer algo que
desperte sua atenção para nós...
*USANDO
OBJETOS: –numa sala lotada ao iniciar a aula abri uma sombrinha e coloquei na
cabeça. Pronto! Todos estavam olhando pra mim... mas é claro que tinha haver
com o assunto. Perguntei pra que servia:’pra se proteger da chuva tia!’ Ai,
como sou cheia de histórias, contei uma minha: ”quando eu era pequena, voltava
da escola e o céu escureceu como noite! Eu via meu ponto de ônibus e pensei em
correr até lá, mas é claro que como sempre não deu tempo e cheguei lá
ensopada... quando abri a bolsa pra pagar, qual minha surpresa? Eu tinha um
guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar que esqueci que estava
comigo... às vezes fazemos assim com Deus, na hora do medo esquecemos que Ele
está conosco... sempre pronto para nos proteger” (Isaias 43.1).
Cada
um escreveu seu medo num papel, oramos e rasgaram na lixeira. (leia antes ,tem
coisa que não é medo, mas caso de polícia)
Você
pode usar qualquer objeto, desde que tenha haver com a aula. outro exemplo:use
escova de dente,toalha de banho,pente...pergunte quem usa isso,e se é só no
domingo...fale sobre que se santificar também é todo dia
Enfim,
use objetos...
*PERGUNTAS
CURIOSAS:‘ quem aqui já foi pescar?’, ’quem sabe o que tenho aqui nesta
caixa?’, ’quem sabe pra quê isto serve?’, ’quem já usou isso?’ Eles são
curiosos e gostam de dar respostas... isso desperta o interesse.(como já disse
antes, tem que ser de acordo com o que for ensinar senão de nada serve)
*MUDANDO
A SALA:- isso cria a expectativa de “o que será que vai acontecer aqui?” Mude a
frente com o fundo, faça um círculo de cadeiras, deixe só um tapete, mas
lembre-se! Eles esperam algo novo, então não os decepcione!!!
*MUDANDO
A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS: de vez em quando mude um pouco, dê coisas fora da
programação, mude a hora da oferta com a da atividade,a hora da historia com o
louvor...
*USANDO
ILUSTRAÇÕES:toda criança gosta de uma boa historia. ela é um dos meios mais
eficientes de ensino, o método que Jesus, o maior mestre,usava ao ensinar.
Conte histórias que ajudem as crianças a entender melhor o assunto, ou
historias sobre quando você era pequeno...
*COMPLETE
A FRASE:coloque parte da palavra na lousa, pode ser o nome do personagem, da
história, do assunto; e ao começar a aula pergunte quem sabe completar, vá
dando dicas: ZA... ele era baixinho,queria ver Jesus, subiu em uma arvore, etc.
(Zaqueu)
*AVALIANDO:escreva
algo na lousa para responderem na entrada: ’Jesus pra mim é... ’e deixe cada um
escrever o que pensa, assim você vai saber o que eles tem aprendido.
*MÚSICAS:escolha
‘uma’ sobre o que você vai ensinar, deixe-os ouvir (ou assistir no dvd) depois
peça para escreverem ou desenharem o que entenderam. você também pode entregar
a letra por escrito ou escrever na lousa.
*VÍDEO:mas
não use o vídeo como pretexto para não
dar aula e não se preparar. Não vá colocar de uma só vez toda coleção do
midinho...escolha sempre ‘um’só tema para não confundir a criança, e assista
“antes” delas , prepare uma atividade, sempre de acordo, se preciso dê pausas
para explicações...lembre-se que não fomos chamados para distrai-las, mas para
‘ensiná-las!” (também existem dvd‘s do autor Max Lucado com desenhos infantis,
como: você é especial e se eu tivesse um nariz verde, entre outros, são muito
bons.)
*VISUAIS:mesmo
com os maiores isso chama a atenção, desenhe partes da historia e vá colando ou
mostrando enquanto conta. Faça-as em formatos diferentes, redondos,
triângulos...
*COLOCANDO
EM PRATICA:dê algo para ‘fazerem’ dê acordo com o que aprenderam. Por exemplo:
quando ensinei sobre evangelismo, fiz um cartaz sobre o assunto, colei fig.
Mostrando formas de evangelizar, e dei a eles folhetos de evangelismo infantil
(existe há muito tempo e eu nem sabia, você pode criar até um carimbo p/ eles
mesmos carimbarem) ou cartões mig-meg convite. Isso os deixou muito motivados!
Evangelizaram
mesmo! trouxeram muitas pessoas, e me contaram tudo que aconteceu... (mas
lembre-se de insistir que não conversem nunca com estranhos sem a presença de
seus pais ou responsáveis! o mundo é perigoso, é preciso vigiar!)
Diga
para convidarem seus amiguinhos da vizinhança, da escola, seus primos,
pais, avós, tios...e estranhos só quando
acompanhados por responsáveis.
O
método mais eficaz de evangelizar crianças é deixando a própria criança fazer
isso, ninguém traz mais crianças pra igreja que a própria criança... (eu
confirmei isso)
Bom,
continuando, quando falar de intercessão, ensine-as deixando fazerem pedidos
por algo ou alguém e orem com os pedidos.
...Procure
dar alguma coisa para elas fazerem de acordo com aquilo que você ensinou...
*MURAL
: faça murais junto com eles, escolha um tema, por exemplo: tipos de oração. Em
cima a frase:
-‘quero
te ver na igreja’ ensine sobre intercessão e eles desenham alguém que gostariam
que se convertesse.
-‘Deus
me perdoe por... ’ Ensine sobre arrependimento e eles fazem um envelope,
decoram com recortes, lantejoula, etc. depois escrevem dentro pelo que pedem
perdão e fecham o envelope, só à tia vai ler. Cada um cola o seu no mural...
-‘agradeço
a Deus por... ’Ensine sobre agradecimento, eles fazem desenhos, colam no mural
e depois todos o decoram, os meninos fazem joaninhas, as meninas flores e
borboletas e juntos todos vão trabalhando e dando suas idéias.(existem mais
tipos de oração e uma infinidade de temas...)
*MAQUETE:feita
dividindo grupos por sorteio de atividades. Por exemplo: tema-os quatro amigos
e o paralítico que desceu pelo telhado. Um grupo faz o telhado, outro a cerca,
outro o jardim, outro os móveis, outro a casa, outro os personagens, e você
pode ir inventando mais, de acordo com a quantidade de alunos...
Dê
apenas idéias ‘incompletas’ de como fazer: palito de sorvete p/ cerca cx.de
sapato p/ casa, muito retalho de papel, cx. de fósforo p/ móveis, etc. E deixe
eles mesmos criarem...
*outros
temas: arca de Noé, travessia do mar vermelho, o pastor e as ovelhas, Daniel na
cova dos leões, muralhas de Jericó, etc...
No
final faça um sorteio (mas não esqueça de sempre dar questões sobre o assunto,
e explicar tudo sobre a história e o que podemos aprender com ela).
*DEBATES:uma
pergunta ou uma afirmação, depois pergunte: “quem concorda?”, “quem não?”, “por
que”? ’
Assim
você vai saber a opinião deles e dar a resposta certa para cada dúvida.
*DÊ
OPORTUNIDADES:tem sempre um espertinho dizendo: “essa eu já conheço tia!”
aproveite isso e o deixe contar pra sala com suas palavras. Deixe-os fazer a
oração do inicio ou final da aula, se errar você vai ensinando. Deixe-os contar
testemunhos, ler um versículo pra classe, cantar um louvor, mostrar um talento
(alguns sabem tocar e podem fazer isso na aula) deixe-os dar opiniões sobre suas aulas, ninguém melhor do
que seus alunos pra saber o que pode melhorar...
*QUESTIONÁRIO:
para avaliar seus alunos e suas aulas.
Veja
alguns exemplos :
Esconda
perguntas coladas debaixo das cadeiras...(mas não faça sempre senão acostumam)
Pelo
menos esta pergunta nunca deixo de fazer:
Assim
vou saber se estou alcançando os objetivos de cada aula.
*DINÂMICAS
:por que: “ouço e logo esqueço, vejo e sempre vou lembrar...”.
Existem
vários tipos de dinâmicas, por exemplo:
*.Coloque
gotas de iodo num copo transparente c/ água, ela ficara suja, depois coloque
gotas de cândida e voltara a ficar limpa! (fale que Jesus pode nos limpar por
dentro)
coloque
um rótulo=pecado no iodo, e Jesus na cândida. (2co5. 17 e 1sm16. 7)
*.Deixe
uma criança quebrar um palito depois dê um feixe para ela tentar, ela não
conseguirá. (fale sobre união)
*.Deixê-a
rasgar uma folha, depois tentar um livro inteiro. (união) (Isaias 41.6 e salmo
133.1,3b)
*.Dê
um fósforo pra ela quebrar, depois coloque outro dentro de sua mão e peça para
quebrar sem tirar de dentro dela, não poderá. (proteção de Deus) (João
10.28-29)
*.Dê
uma bexiga pra cada um manter no ar, vá pedindo um a um que pare até que um só
fique tentando manter tudo no ar sozinho e não consiga. (precisamos uns dos
outros) (Eclesiastes 3.9-10)
*.Coloque
um cubo de um lado, diga que ali estava Deus, coloque um cubo do outro e diga
que ali estava o homem, colocando uma régua ligando os dois cubos diga que
estavam juntos. Tire a régua: o pecado tirou a ponte, mas Jesus veio para
restaurá-la!!! (Jesus é o caminho) (João 14.10)
*.Enrole
uma criança pelos ombros com uma tira, (pode ser tiras de sacolinha ou algo que
não a machuque!) e diga para se soltar, ela conseguirá, depois vá dando mais
voltas e dizendo que assim fazemos com o pecado: “uma mentirinha não faz mal”
“só um palavrão”, mas vamos ficando cada vez mais presos, e não podemos nos
soltar sozinho. Então use uma tesoura com uma figura de Jesus colado nela e
corte a corda libertando a criança... (só Jesus liberta) (João 8.32 e 36)
*.Pergunte
o que temos em Deus: “proteção, amor, prosperidade, salvação, saúde...”
(deixe-os responder).
Recorte
o EU na presença deles contando que a desobediência nos separou de Deus.Cole a
palavra desobediência entre EU e DEUS. Pergunte quais outros pecados eles
conhecem: “fofoca, palavrão, mentira, inveja, brigar, bater...” (deixe-os
falar, e VÁ COLANDO E DISTANCIANDO O EU ).
Pergunte:
”e agora? Será que ainda tenho: “paz”? Proteção. (repita o que tinham
mencionado) estando longe de Deus?”. E Deus quer você longe Dele? Não! Ele
mandou Jesus porque te ama!(João 3.16)
O
que Jesus fez em sua morte?(COLOQUE A CRUZ SOBRE OS PECADOS) Ligou-me de novo
com Deus, fez uma nova ponte entre eu e Deus, trouxe-me de novo para perto! (VÁ
ARRANCANDO OS PECADOS AMASSANDO E JOGANDO NO LIXO) “você quer viver longe ou
perto de Deus? Você crê que Jesus morreu pelos seus pecados? Vamos orar e
declarar isso então?”.
Você
pode usar uma bandeja de pizza, ou color-sete, cartolina... Para fazer tudo. E
cole dupla-face atrás para ir colocando tudo fixado na lousa enquanto vai
contando...
OBS:
VOCE NOTOU QUE NA ÚLTIMA COLOQUEI MAIS DETALHES?
Você
deve fazer isso em todas, vá fazendo perguntas enquanto explica, crie visuais
de acordo, invente, assim eles entendem melhor. (Esta última encontrei na
escola dominical net fórum/tópico dinamicas) Você pode encontrar muitas outras
dinâmicas em sites e livros, é só se informar e pesquisar...
*BRINCADEIRAS
DIRIGIDAS: as brincadeiras também podem ser educativas, servindo para fazer
revisão de aulas dadas, memorização de versículos, promover amizade entre eles
(sempre voltamos ao lugar onde temos amigos), para aprendermos os nomes uns dos
outros, etc...
Isso,
desde que “nós” dirijamos as brincadeiras, não deixando brincarem de qualquer
coisa e de qualquer jeito! (como vejo muitos professores fazendo)
Uma
vez soube de crianças na escolinha brincando de coisas que nada edificam... (só
perdendo tempo)
Exemplo
de brincadeiras interessantes:
*batata
quente com atividades- Sempre que alguém é queimado ele tem que escolher entre
quatro envelopes iguais por fora, mas diferentes em atividade. são eles:
1-perguntas- de aulas dadas (coloco umas 20 perguntas) e
tem que responder uma
2-mímica-
coloco nome de historias bíblicas, tipo: Daniel na cova dos leões, Jonas, a
ovelha perdida, as duas casas (...); ou animais da arca de Noé (...); ou
objetos da bíblia...
3-lousa-
tem que desenhar o que estiver escrito: podem ser objetos da bíblia, tipo: “o
que foi usado para encontrar a dracma perdida?” (vassoura) (cajado, lâmpada,
bandeira, escudo, espada...) Ou pode ser animais de historias: leões, jumenta,
pomba, corvos, galo, porcos, cabras, ovelhas, camelos... Pode ser insetos: gafanhotos, formigas...
Pode ser as próprias historias: a arca de noé, o cajado de Moisés, etc...
4-quem
sou? - Três chances para descobrir o
personagem: “eu era cobrador de impostos” “era baixinho” “subi numa arvore para
ver Jesus” (Zaqueu)
Procure
sempre dizer de onde são cada animal, cada objeto, pessoa, de qual historia;
deixa-los mais informados é o objetivo.
*sabe
quem sou eu? - Sobre o cego Bartimeu;
faça um circulo de crianças, coloque uma no meio, e fechando seus olhos aponte
para outra criança, que irá dizer: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de
mim” e a que esta de olhos vendados tem que dizer o “nome” de quem falou. tem 3
chances pra acertar.se acertar vem para o meio quem disse a frase. Sempre deixe
cada criança repetir seu nome rapidamente antes de vendar os olhos da criança,
assim irão memorizando os nomes uns dos outros. (e nós também)
*seu
noé posso ir?- é a mesma brincadeira acima, só que como já sabem bem o nome uns
dos outros, vamos dificultar descobrirem quem é quem... Ao apontarmos a criança
ela irá imitar o som de um animal de sua preferência, e o do meio tem que
descobrir o nome da criança por traz desse animal...
*memorizando
com gestos - escolha um versículo com poucas palavras (ou dependendo da
quantidade de crianças da sua turma) para cada palavra deverá ser usado um
gesto; por exemplo: escreva na lousa: “o Senhor é meu pastor e nada me
faltará”. As crianças deverão estar em círculo ,o primeiro dirá : “ o” e fará o gesto que quizer...tipo:levanta as
mãos, o segundo repete o “o” levanta as mãos e continua com a palavra seguinte:
“senhor” e faz outro gesto,como: balançar a cabeça...assim vai, até acabar todo
versículo,a criança tem que copiar os gestos anteriores e incluir o
seu...(brinque assim quando houver poucas crianças,senão será difícil e as
deixará frustradas por não lembrarem tudo.)
*com
Jesus e sem Jesus – é o antigo: vivo ou morto...
*varal
de versículos - recorte uns dois versículos diferentes, mas bem conhecido por
eles, como um quebra cabeça. Faça-os em formato de roupas:
calça,camiseta,blusa,meias,shorts,saias; deixe um varal baixinho, e peça para
eles “estenderem”na ordem certa...
*telefone
sem fio: explique sobre a fofoca. (lv.19.16 / PR11.13 / PR26.20 / cl3.8)
*quem
esta sendo imitado? Vire uma criança de costas, para que não veja quem será
escolhido, depois escolha outra do circulo para ser o imitado pelos demais. O
primeiro gesto será passar a mão na cabeça, os outros serão feitos pela criança
escolhida, e todos irão imitá-la; e a que ficou de fora tem que descobrir quem
esta fazendo os gestos. (1 corintios11.1)
*jogo
da velha- só coloca a peça no tabuleiro quem acertar a resposta da
pergunta, se errar, quem coloca é o outro, e no lugar que quem errou havia
escolhido.
(estas
eu aprendi desde pequena na escolinha, algumas adaptei para hoje, agora a
partir destas você pode criar outras, ou pode adaptar antigas, ou pode
pesquisar sobre mais.)
*APRESENTAÇÕES:
uma vez por mês (ou em datas específicas) elas podem fazer uma apresentação
especial para a igreja toda. Permita que todas participem de alguma forma, e
não deixe ninguém de fora. Porque no meio de tantas crianças, existem aquelas
que são tímidas, que não gostam, que tem vergonha de errar, que tem medo, que
não conseguem ...enfim, elas precisam de “ ajuda” e não de ser excluídas até na igreja ( por que a
maioria já o é lá fora).Para incluí-las não é nada difícil, dê a elas qualquer
tarefa, e faça da mais simples também super importante! Diga o quanto seu papel
será importante. por exemplo:
Quando
nós apresentamos uma coreografia temos um grupo que “quer” dançar. (nunca as
obrigue a nada!) então enquanto essas dançam outras cantam junto com o CD,
outras ficam balançando cartazes com o tema ( tipo: te amo mamãe, parabéns,
Deus te abençoe...) outras iniciam com um teatrinho básico, depois finalizam...
Assim ninguém fica triste e todas se sentem igualmente importantes!
(E
mesmo que não fique perfeito isso irá ser guardado para sempre em sua vida.
Vamos nos esforçar para não marcar uma criança de forma negativa; para não
agravar ainda mais o problema, por que muitas já se sentem inferiores e
rejeitadas. Vamos deixar marcas positivas, que possam durar para sempre! Mas
lembre-se: tudo que é para durar a vida toda, não pode ser feito de qualquer
jeito).
Vou
deixar dê exemplo algumas das apresentações que já fizemos:
“AOS
OLHOS DO PAI”
Iniciamos
com uma caixa gigante, de pôr brinquedos, encima do altar, com uma criança de
seis anos dentro, vestida como uma bonequinha.
As
outras se posicionaram para dançar. E outras mais atrás para cantar e sacudir
cartazes...
O
diálogo foi entre a boneca e outra menina de 10 anos:
BIA-
dentro da caixa
BIA-
chorinho
ANA-“porque
você ta chorando linda?”.
BIA-
”linda”? Eu não sou linda.
Olha
só o meu cabelo, não é amarelinho como o sol,
e
meus olhinhos não são azuis como o céu. Eu sou horrível!!!”(chorinho)
ANA-
você e´linda, do jeitinho que é.
Você
é tudo que Deus planejou, Ele te formou com muito amor
BIA-
(fica de pé ainda dentro da caixa e depois vai se balançando ao ritimo da
música)
ANA-
(se junta com as crianças da coreografia)
Música:
crianças diante do trono vol.2- “aos olhos do pai”(faixa 4)
Acabada
a coreografia:
BIA-
ah!eu já me sinto muito bem!
Porque
sei que Deus me ama!!!
ANA-
ama todas as pessoas
Por
isso deu seu único filho
Para
morrer em nosso lugar...
ANA–
tira BIA da caixa e TODOS se abraçam... (a turminha da dança, os que cantavam
os que balançavam placas...).
(texto
adaptado por mim do original)
“O
FILHO PRODIGO”
*
início: as crianças da dança se posicionam abaixadas no chão. E os quatro
participantes do teatro ficam de pé a frente deles.
FILHO
MAIS VELHO: vem! Vamos ajudar o pai!
PRÓDIGO:
vá você! estou cheio disso!(ele vai até o pai)
Pai
quero a parte da herança que me pertence!
PAI:
mas filho...
PRÓDIGO:
quero agora!não agüento mais este lugar!quero viver minha vida!
PAI-
(bate duas palmas, e o SERVO vem)
SERVO:
pois não senhor?
PAI:
faça as contas e dê a parte de meu filho
SERVO-
(trás uma maleta e entrega ao filho)
PRÓDIGO- rápido falando e indo em direção ao fundo da
igreja)Viva!Liberdade!Vou conhecer o mundo!!!
Pai,
mais velho e servo se juntam as crianças da coreografia e começam;enquanto o
pródigo tira as roupas sociais e coloca os farrapos...)
Música:”o
filho perdido- “banda kadoshi”
Bem
antes da musica acabar os três retornam a posição do teatro enquanto os outros
continuam dançando.
PRÓDIGO:
(vem voltando pelo mesmo caminho, cabisbaixo, moletom rasgado, camiseta suja de
barro vermelho, descalço...). E cai aos pés do pai.
SERVO-
(leva até o pai novas vestes, sandálias e anel).
PAI:
levanta o filho e o veste (por cima mesmo. e pode ser uma bata branca usada nos
batismos)
PAI
e PRÓDIGO se abraçam e todos se posicionam com o pessoal da coreografia para
encerrar
(texto
adaptado do que assisti em algum lugar...).
*
tem uma muito boa: “o coração fedorento” que usei no dia das crianças,e outra:
“como pode um palhaço ir para o céu?”
no
site: http://sementinhakids.wordpress.com/
*agora
vou colocar algumas interessantes, que achei na net, mas que ainda não usei:
Não
Toque
Uma
cadeira está no meio da praça com um cartaz pendurado nela dizendo: "NÃO
TOQUE”
O
Mímico curioso que por acaso passava pelo local percebe a cadeira e se
aproxima. Rodando em torno da cadeira ele tenta entender o que há de errado com
ela. Sem chegar a conclusão alguma, o curioso passa a frente da cadeira e olha
para a esquerda e para a direita, observando se ninguém aparece.Vendo que
"a barra estava limpa", o curioso pega o cartaz (disfarçando e cheio
de confiança) e o joga no chão, desprezando-o. Enquanto olhava para o cartaz no
chão, o curioso sem perceber apoiá-se na cadeira.
Após
achar graça do cartaz caído no chão, o mímico percebe ao tentar ir embora, que
sua mão ficou colada na cadeira (a mão e a cadeira permanecem imóveis embora o
curioso esforce-se em descola-la). Neste instante, outro mímico, o amigo, passa
pela frente da cadeira com o curioso colado. Imediatamente o curioso disfarça,
acenando para o amigo que então continua seu passeio. Após o amigo se afastar o
curioso começa a ficar impaciente. Ele coloca a outra mão no acento da cadeira
para tentar descolar a primeira. Então percebe que sua segunda mão fica colada
também. Faz força, levanta a cadeira, sacode, e imediatamente disfarça quando
percebe que o amigo se aproxima novamente. O curioso sorri sem graça e finge
estar fazendo exercícios. O amigo acha estranho, mas depois olha para a platéia
e elogia o curioso. Faz sinal de aprovação e continua seu passeio. Tão logo o
amigo se distancia, o curioso recomeça a tentar se descolar. Ele está realmente
nervoso agora. Joga a cadeira para um lado, joga para o outro, coloca o pé no
acento para se apoiar, mas o pé escorrega e ele acaba sentando na cadeira,
totalmente colado agora.
Enquanto
o curioso se sacode, o amigo se aproxima, estranhando a situação. Desta vez o
curioso não perceba a aproximação do amigo, e não disfarça. O amigo começa a
perceber o que está acontecendo. Encontra o cartaz caído no chão e entende a
situação.
Mostra
o cartaz "NÃO TOQUE" para a platéia fazendo cara de quem diz:
"agora estou entendendo...”.
O
amigo então se propõe a ajudar o curioso. Ele explica que vai orar a Deus para
que Ele o descole da cadeira. O curioso que continua com uma cara de revoltado
com a situação, não faz muita fé na eficiência da oração do amigo que mesmo
assim não desiste. Dobra os joelhos e ora com um rosto que demonstra
sinceridade, simplicidade e fé.
Enquanto
isso o curioso que estava olhando a oração com cara de revoltado, descola-se
completamente.
Surpreso,
o curioso se levanta com o rosto alegre e festeja com seu amigo. O amigo então
pega o cartaz e entrega para o curioso que aceita de boa vontade o mesmo. O
curioso coloca então o cartaz de volta na cadeira.
O
amigo concorda com o curioso, o amigo pega o cartaz "NÃO TOQUE" que
esta colocado na cadeira, e vira o cartaz
que agora diz: "PECADO".
Autor:
Desconhecido
O
ANIVERSÁRIANTE
Aniversariante
entra mostrando a sua alegria porque é a sua festa de aniversário, e no palco
há doces, bexigas, etc. tudo imaginário ou podendo ser real.
Convidado
1 chega, entrega o presente, ela se decepciona, porque pensa que iria ganhar
uma beijo e uma abraço de Feliz Aniversário.
Convidados
restantes fazem a mesma coisa. Podendo chegar dois em dois, ou sozinhos,
depende do nº. de atores disponíveis.
Eles
se cumprimentam alegremente, olham e comentam a decoração a mesa de bolo e
doces. (a mesa é a única coisa que deve ter realmente em cena, caso escolha
para o imaginário)
Quem
diferencia estas cenas que parecem repetitivas é o Aniversariante. Uma hora ele
se entristece, mas a cada pessoa ele tem esperança que irá ganhar os Parabéns.
Depois que todos os aniversariantes chegarem.
Um
convidado dá uma idéia de Brincar, todos se alegram. Mas eles não deixam
Aniversariante participar, ele tenta entrar na brincadeira, mas não consegue.
Eles mudam para uma outra brincadeira, então ele se anima de volta, mas é tudo
em vão, eles o ignoram por completo.
Ele
pensa, pensa, vai de um lado para o outro e lembra dos presentes, convida-os
para abrir os presentes com ele, eles gostam da idéia, mas são eles que avançam
nos presentes, e abrem todos e brincam com eles, e não o deixam brincar, mostra
a ele, que infelizmente não sobrou nenhum para ele.
Aniversariante
olha para a mesa de bolo, e como uma idéia para eles prestarem a atenção nele,
ele os convida para cantar parabéns.
Convidados
gostaram da idéia e correm para a mesa, mas ele fica pra trás e não tem mais
espaço para ele. Cantam parabéns, ele tenta assoprar a vela alegremente, mas
alguém assopra antes.
Eles
cortam o bolo, cada um come o seu, todos alegrem conversam. E como agora
acabou, eles vão embora, demonstrando que estava tudo muito legal e bom. O
último a sair até lembra que Aniversariante está ali, e dá um tchau
zinho.Aniversariante sozinho em cena, se entristece por ver que todos ignoraram
a presença dele.
Ele
fala : Eles me ignoraram no meu ´próprio aniversário...
(olhando
para o público, agora sério, mostrando o
letreiro escondido na camiseta:
JESUS)
...
E você? Também, tem se interessado por coisas que tenho a oferecer e esquecido
de mim?
Autora:
Daniela Leon Vieira
*TRABALHOS
MANUAIS: - nós não desperdiçamos nada que possa ser útil, usamos revistas
velhas da turminha para decorar potes, caixas, ou fazer cartazes; deixamos toda
sobra de recorte (desde que seja grande, não lixo) numa caixa, para as crianças
usarem como colagens em seus trabalhinhos; e fazemos trabalhos com coisas
recicláveis que temos em casa, (nós mesmas ajuntamos e também pedimos aos
obreiros, e alunos para trazerem...).
Usamos
potes de sorvete decorados para os materiais, (cola, tesoura, etc.) meio pote
de toddy (não é propaganda rsrs) para por os lápis nas mesas...
Em
cada aula, nós fazemos um trabalho de acordo com a lição, e o trabalho é
manual: como uma joaninha porta-treco ou uma ovelha pra colocar fotos feita de
pregador e algodão:
(esta
postado no meu blog mais fotos para vocês visualizarem depois)
Vou
deixar uma lista do que mais usamos:
*Rolinho
de papel higiênico ou papel toalha
*Copo
descartável
*Caixas
de sapato, sabonete, leite, gelatina, chá, fósforo...
*Palitos
de sorvete, churrasco, dente, (sempre “corte” as pontas para nada ser
perigoso).
*sacos
de papel
*prato
descartável
*canudinho
*papel
de brigadeiro (sempre sobra em festas)
*pregador
de roupa
*botões
*potes
de sorvete, creme de cabelo, margarina, chocolate...
*caixas
de ovo
*forminha
de frios
*tampa
de margarina, refrigerante...
*frasco
de yaculte
*pote
de danoninho
*papel
de presente
*revista
velha da turminha ou temas evangélicos infantis
*sobras
de papéis
*palha
de cesta de café da manhã
*jornal,
revistas velhas
*embalagens descartáveis
*isopor
*papelão
*algodão
*lantejoula,
gliter, purpurina
*olhos
móveis (custam 50 por 2.00r$ em lojas de artesanato)
Existem
mais formas de se conseguir materiais úteis, todo final de ano as escolas fazem
limpeza de estoque e sobra muita coisa, como vários tipos de papeis. Também
existem empresas onde sobra muito papel com um lado só utilizado, você pode
usar o lado em branco para fazer rascunhos, encapar trabalhinhos ou caixas...
Você
também pode pedir doações de acordo com sua necessidade (mas avise que não
precisa de lixo, somos igreja, não cata cacareco!).Pode pedir armários, berços,
tapetes, trocador, brinquedos, televisão, radio, aparelho de dvd, computador,
cortinas, pelúcia, espanador, mesas, cadeiras, e o que mais precisar. Muitas
vezes não temos porque não pedimos, a bíblia diz que devemos comunicar com os
santos nossas necessidades, às vezes ha pessoas ali que tem exatamente o que
você precisa, só não sabe disso...
O
mais importante é ORAR e ter objetivos, porque Deus cumpre o “desejo” do justo,
mas se você nada desejar...
Bem,
estas foram algumas idéias para deixar nossas aulas mais interessantes, e a
maioria pode ser adaptada em qualquer tema. Para finalizar vou deixar mais
versículos:
Marcos
12.37-...a grande multidão o ouvia de boa vontade...
Marcos
8.2- a multidão estava com Jesus a três dias...
Às
vezes caminhavam dias para ouvi-lo...
Torne
suas aulas desejáveis, não detestáveis. Eles têm que ter alegria em vir à
igreja, não tristeza. (sl 122.1) uns até choram quando são trazidos, por que
nem querem mais vir...Vamos mudar isso!Vamos melhorar nossa forma de ensinar,
que a noticia se espalhe e nossas escolinhas fiquem cheias.
Se
você prestar atenção às escrituras, verá que Jesus ensinava todo tempo, por que
sem ensino a igreja “morre”. Sem ensino a escolinha “morre”!
E
muitas já morreram por ai, já estão como aquela igreja em apocalipse: “tem nome
de que vive, mas esta morta” muitas têm “aparência”, mas como a figueira, só
tem folhas e quando Jesus procura, não há
frutos...
“Já
outras a situação atual é: ou muda ou morre!”
(frase
de lécio Dornas)
Lendo
um livro chamado: “a gloriosa oportunidade da igreja”
...achei
uma ilustração muito importante, que se aplica a muitos de nós :
“Um
pai foi viajar, e deixou a casa aos cuidados de seus filhos, antes de partir só
pediu “uma” coisa:
“cortem
a grama antes que eu volte!”
Cada
um deles “iniciou” a tarefa, mas acabou observando outra coisa, e deixaram a
grama de lado, mais tarde, com certeza daria tempo para tudo, pensavam...
Quando
o pai voltou, encontrou sua casa pintada, com novas cercas, nova iluminação,
telhado reformado, entrada decorada, muitas melhorias, mas...
A
grama não havia sido cortada.
Os
filhos tentaram se justificar, mostrando tudo que fizeram e quanto haviam
trabalhado duro, se dedicado, se esforçado, mas o pai disse:
“Eu
só pedi uma coisa, e vocês não a fizeram...”
Hoje,
não tem sido diferente, antes de partir Jesus disse: “Anunciai o evangelho a
toda criatura”
Evangelismo!
Tem que ser o mais importante. Falar de Jesus. Levar pessoas sejam elas
adultos, idosos, jovens ou crianças a conhecer o plano de salvação.
(
mas muitos tem escolinhas bem decoradas, bons materiais, muito espaço, muitos
brinquedos...mas nenhum ensino...nenhum evangelismo...nenhuma converção!!!)
“Vigiai,
pois, não sabeis quando virá o Senhor da casa; se á tarde, se a meia noite, se
ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache
dormindo...” Marcos 13.35-37
Estejamos
atentos, não sabemos quando Ele voltara;
que
não te encontre dormindo...
RECADOS
E DICAS
Sites:
http://escoladominical.net/forum/
http://aprenderecia.blogspot.com
http://jacirinha.blogspot.com
(obs.
-Alguns não são evangélicos, então cuidado com coisas que não tem haver com
nossos propósitos de ensino, como folclore, halloween, festa junina...)
Filmes:
Desafiando
gigantes (bv)
A
virada (bv)
Prova
de fogo (bv)
Transformações
Final
de tudo
Um
homem chamado Norman (bv)
Livros:
Bíblia
“toda”
( se
você fosse professor de matemática, eu diria para estudar mais matemática, mas
se você é professor de escolinha “bíblica” precisa estudar a bíblia!!!
Max
lucado (qual você quiser, todos são bons. Pode começar com: “nas garras da
graça”).
Infância
o melhor tempo para semear (Alexandra guerra)
OBS:
a maioria destas dicas não ensina sobre crianças, mas te aproxima mais de Deus,
e Deus te ensinara sobre crianças...
Tem
coisas que Deus te dirá em particular, coisas que nenhum curso, livro ou
faculdade poderá dizer...
MATEUS
5-19 “qualquer um que violar um destes mandamentos e assim ensinar, será
chamado o menor no reino dos céus; porem quem os “cumprir” e ‘‘“ensinar” será
chamado grande no reino dos céus”.
E é
claro que vou deixar para toda região o meu blog:
http://meu-cantinho-e-minhas-coisinhas-prefe.blogspot.com
Fernanda
Medeiros
A
criança pode ser só um Cordeirinho...
Mas
já faz parte do Rebanho!!!(João 21-15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário