quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

História: Felipe, o Apóstolo

João 1:43-48; 6:5; 12:21, 22; Lucas 6:14; Marcos 3:18

Versículo para memorização - João 1:45

Não se vê o nome de Felipe relacionado tão freqüentemente à vida de Cristo, como se vê o de Pedro, Tiago e João. Entretanto, quando realmente estudamos sobre ele, constatamos que foi verdadeiramente um grande Apóstolo. O primeiro ato de Filipe que vemos registrado na Bíblia é seu testemunho a Natanael sobre Jesus Cristo. (João 1:45)
É evidente em Filipe uma grande falta de sabedoria. Referiu-se a Jesus, por exemplo, como o filho de José (João 1:45) e, aparentemente, acreditava que era impossível alimentar as multidões (João 6:5-7). Demorou a perceber a divindade de Jesus Cristo (João 14:8, 9). Essa falta de percepção, porém, é compensada pelo fato de que colocou sua ignorância diante de Jesus Cristo e obteve respostas. Embora ele não foi tão perceptivo como eram alguns dos Apóstolos, ele parece não ter sido tão argumentativo como foi Pedro, segundo a ocasião descrita em Mateus 16:21-23. Ouvir em vez de falar sempre nos ajuda a aprender.
Freqüentemente os Cristãos mais usados são aqueles comparativamente desconhecidos, mas que são fiéis em cumprir pequenas coisas. Que elogio maior se pode fazer a um homem, senão dizer que trouxe seu irmão a Jesus Cristo. Pense no poder evangelístico que teríamos hoje se todos os Cristãos pudessem trazer todos os seus irmãos e irmãs a Cristo. Que força ampliada haveria para ir a Samaria e até os confins da terra com o Evangelho.
Há uma tendência a confundir Filipe o Apóstolo com o evangelista que foi a Samaria para pregar e que batizou o eunuco etíope. Houve dois Filipes. Esse último foi escolhido dentre os discípulos para livrar os Apóstolos do peso de servirem às mesas (Atos 6:2-5). Portanto, não teria sido um dos doze. Visto que no tempo da dispersão, quando os discípulos foram pregar em todo lugar (Atos 8:4), os Apóstolos permaneceram em Jerusalém (Atos 8:1), é provável que aquele Filipe que foi para Samaria (Atos 8:5) não seja o Apóstolo, mas o Filipe escolhido em Atos 6:5.
Perguntas

1. Qual era a nacionalidade de Filipe?
2. Qual era o nome de seu irmão?
3. De que cidade era proveniente?
4. Cite outros dois Apóstolos da mesma cidade.
5. O que Filipe fez primeiramente quando Jesus o chamou?
6. Que erro Filipe cometeu ao identificar Jesus para Natanael?
7. Filipe esperou que Jesus pudesse alimentar as multidões?
8. Filipe demorou para falar a Jesus sobre suas dúvidas e questões?
9. Tinha uma natureza argumentativa?
10. Temos algum relato de alguma mensagem Bíblica que ele pregou?
11. Você acha que ele pregou?
12. Ele tinha os dons de curar, etc.?
13. Ele percebia que Jesus possuía toda a plenitude de Deus o Pai?
14. De acordo com a Bíblia, qual a maior coisa que Filipe fez?
15. Quem é um outro homem que pode ser confundido com Filipe?
16. O que poderia causar essa confusão?
17. Como podemos saber que há dois Filipes?
18. Por que poderíamos pensar que esse Filipe não batizou o eunuco?
19. Jesus espere que Filipe fosse valente e corajoso na noite da crucificação do Senhor?

20. Jesus sempre se mostrou satisfeito com Filipe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário