Objetivo:
Fazer um desenho em grupo onde cada
participante esteja em uma situação especial.
Propósito:
Trabalhar a cooperação, a comunicação,
planejamento, raciocínio lógico, confiança e a empatia.
Recursos:
Papel, canetas, vendas.
Número de Participantes:
Grupos de 5 pessoas
Duração:
A tarefa de desenhar o barco deve ser
cumprida em cinco minutos.
Descrição:
Dividir a turma em grupos de cinco pessoas,
colocando-as sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco
utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma
ação de cada vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e
assim por diante passando por todos um traço de cada vez até que o desenho
esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: o primeiro participante faz um
traço, para e a próxima ação é de outro participante.
Os participantes terão também de obedecer
as seguintes características individuais:
Participante 1 - é cego e só tem o braço
direito;
Participante 2 - é cego e só tem o braço
esquerdo;
Participante 3 - é cego e surdo;
Participante 4 - é cego e mudo;
Participante 5 - não tem os braços;
Portanto, para desenvolverem esses papéis,
o focalizador pede que os grupos escolham quem será 1,2,3,4 e 5 entregando
vendas par os olhos e tiras de pano para amarrar os braços que não deverão
utilizar.
Quando os grupos estiverem prontos, começar
a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção.
Neste momento o facilitador fica em silêncio, apenas observando o trabalho.
Caso alguém solicite ajuda ou informações, reforce as instruções já ditas sem
dar outras orientações. Caso algum participante faça perguntas do tipos está
certo? Pode fazer assim? Deixe o grupo decidir. Não interfira. Estas situações
poderão ser retomadas no momento de debate, para análise e como ilustração para
outros comentários.
Após o jogo, o instrutor deve realizar um
debate abordando as dificuldades encontradas os desafios superados e as formas
de cooperação colocadas em prática.
Dicas:
Pode-se jogar em dois tempos. Primeiro
deixar que eles sintam o jogo que a princípio parece fácil e depois normalmente
percebendo as dificuldades. Após os 5 minutos, alguns podem não ter terminado a
tarefa e muitos poderiam certamente tê-la realizado com melhor qualidade. Por
isso deixe que os grupos discutam como poderiam melhorar sua performance e
depois peça que joguem novamente para colocarem em prática as alternativas
poderão encontradas.
Após todo o processo abra uma discussão
geral onde todos os grupos poderão expor dificuldades e soluções, impressões
etc.
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