domingo, 28 de abril de 2013

Sala de professores: O Processo de avaliação


O Processo de avaliação

Embora continuamente em nossas vidas avaliemos tudo o que ocorre conosco ou a nossa volta, esta é uma atitude tradicionalmente pouco sistematizada ou formalizada.
A avaliação deve ser considerada como algo de fundamental importância para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
A avaliação é uma atitude de responsabilidade, que deve ser criteriosamente embasada e apresentada de forma a revelar os aspectos que possam ser melhorados. O processo de avaliação deve tomar como base informações válidas, obtidas de diversas fontes, nos momentos oportunos para que as evidências reveladas permitam a tomada de decisão, tendo como objetivo a melhoria do processo ensino-aprendizagem e verificação do grau de alcance dos objetivos previamente estabelecidos.
O sistema de avaliação deve ser norteado pelos seguintes princípios:

1. O desempenho deve ser medido de acordo com os objetivos de aprendizagem

A avaliação deve estar baseada nos objetivos pré-estabelecidos. Assim, os  objetivos do programa iluminam e orientam a construção dos objetivos de cada unidade, conseqüentemente, da avaliação de processo e dos resultados obtidos.

2. Os métodos de avaliação devem ser compatíveis com os princípios curriculares

A avaliação deve adotar métodos compatíveis com o processo ensino-aprendizagem utilizado. Em se tratando de avaliação do processo de ensino em Escolinha Bíblica Dominical, podem ser considerados os quatro pontos especificados abaixo, para a escolha dos métodos de avaliação.
        a) realismo: a capacidade do método simular o desempenho tal como este ocorreria em situações da vida real;
        b) abrangência: a capacidade do método verificar os múltiplos aspectos envolvidos na aprendizagem (conhecimento, habilidades, atitudes), utilizando uma variedade de fontes integradas; também em relação a cada aspecto, em particular, pode se verificar níveis de autonomia crescentes;
        c) facibilidade: tempo consumido para elaboração, aplicação e correção dos métodos;
        d) julgamento: objetividade e subjetividade na correção.
Deve-se, também, buscar um equilíbrio entre instrumentos qualitativos e quantitativos, bem como entre a avaliação formativa e somativa. Para tanto, o sistema de avaliação é formado por uma composição de instrumentos com diferentes enfoques.

3. As informações para a avaliação devem ser provenientes de várias fontes

As informações pertinentes à avaliação dos alunos e dos programas de ensino devem ser geradas por diversas fontes. Assim, além do professor, devem participar os colaboradores, coordenadores e o pastor, se possível.

Deve-se definir um instrumento básico de avaliação para ser utilizado, sendo que outros instrumentos podem ser acrescidos de acordo com a pertinência em relação aos objetivos educacionais.

4. A avaliação deve ser contínua

Além da avaliação final ou Avaliação Somativa, que verifica o alcance em relação aos objetivos, a avaliação de processo, ou Avaliação Formativa é, também, de grande importância. 
É através da Avaliação Formativa que torna possível efetuar alterações no programa para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
As atividades de ensino-aprendizagem dos estudantes em pequenos ou grandes grupos devem ser continuamente avaliadas. 
Material do site Portalzinho, um site muito bom que infelizmente não existe mais.


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