Nenhum lar está isento de problemas. Porém, um
número cada vez maior de famílias, em nossos dias são disfuncionais. As
famílias entram às vezes em crise quando um dos pais falta, seja por causa de
morte, suicídio, ou divórcio. Padrões destrutivos também são encontrados até
mesmo nos lares em que os dois, pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados
por eventos penosos que viveram no passado que não conseguem satisfazer as
necessidades dos filhos. É enorme o número de crianças obrigadas a viver em
ambientes negativos devido irá crônica, negligência, ou outras formas de abuso.
Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares
com Problemas
As crianças de lares com problemas são muitas vezes
perseguidas por sentimentos de medo ou desespero. Muitas sentem solidão e
isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas ficam confusas porque amam
os pais, porém sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de obter a aceitação
dos pais – mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas tentativas
de agradar, sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se
transforma em vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam
convencidas de que não têm valor.
Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas
As crianças de lares com problemas aprendem três
regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO FALE. Muitas delas transferem essas regras
para o relacionamento fora de casa. Embora muitos desses meninos e meninas
vivam continuamente em um estado de negação, construindo mundos de fantasia
para bloquear os seus problemas, outros podem torna-se calados, não se
comunicando com naturalidade. Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem
desatentas ou retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou
não queiram participar das atividades. Algumas crianças magoadas podem
demonstrar irá ou agressividade. Outras podem se agarrar ás pessoas ou bancar o
palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao solicitar atenção
permanente – de maneira positiva ou negativa. Um desafio enfrentando pelos que
trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento delas. Precisamos
de ajuda do Espírito Santo para descobrir quais as crianças cujos problemas
exigem tratamento especial. Devemos lembrar que as necessidades de todas as
crianças (de todo mundo, por sinal) são basicamente as mesmas. Todos precisam
de respeito e atenção, incentivo e amor. O professor desempenha às vezes um
papel vital como o único adulto capaz de ajudar crianças carentes, a ver o seu
valor aos olhos de Deus.
Permita que Deus use Você para Satisfazer as
Necessidades das Crianças Perturbadas.
1. Planeje sua
aula de modo que Cristo seja o tema Central. Ao trabalhar com crianças
necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é
fazê-las conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor.
Evangelize e discipule. Apresente às crianças Aquele que irá acompanhá-las vida
a fora para satisfazer cada necessidade.
2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita. Neutralize os sentimentos de rejeição que as crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável, e a mão no ombro. Demonstre-lhes que você está contente com a presença delas. Trate cada uma com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.
3. Torne sua
classe um lugar seguro e estável. Para as crianças cuja situação familiar é
caótica, um ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina, pode ser um oásis.
Peça ajuda de Deus para capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.
4. Discipline
adequadamente. Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por
padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou permissivos. Estabeleça,
explique e reforce regras simples para classe, com palavras bondosas, firmes e
consistentes. Quando for necessária correção, critique o comportamento e não a
criança. Deixe que esta saiba que você acredita que ela pode melhorar.
5. Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com problemas dificilmente tem oportunidade de participar
de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades criativas que
lhes irão estimular o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os
vazios em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou
solidárias em atividades que agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos
com sabedoria. Ajude-as a conhecer livros cristãos. Considere levá-las a
passeios e excursões no campo.
6. Modele a vida cristã vitoriosa. Você pode ser o único adulto salvo na vida de uma criança necessitada.
Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar ás crianças
a falsa impressão de que você é perfeito; em vez disso, seja transparente.
Quando apropriados, conte as dificuldades que enfrentou e explique as maneiras
como foi ajudado por Deus durante as crises.
7. Ouça as crianças e incentive-as a falar. As crianças que passam por problemas quase sempre precisam expressar
seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para
ouvi-las com atenção. Pergunte às crianças sobre os seus interesses e
atividades. Enquanto falam, faça comentários positivos. Não force detalhes, mas
mostre que se importa sinceramente. Ajude as crianças a pensarem positivamente
sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos para o futuro. Ganhe a confiança
delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.
8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas que Ele
deseja perdoar e salvar. Ajude-as a compreender que não precisam sentir culpa
quando outros agem errado (membros mais velhos da família ou vizinho). Faça
elas se sentirem especiais e dignas, elogiando a sua resistência. Compartilhe
Escrituras que falem dos planos especiais de Deus para a vida de cada criança
(por exemplo, Jeremias 29.11).
9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes e piedosas, que você é
digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou os pais. Não desperte
as defesas delas nem aumente o conflito que já sentem. Sentem que fizer uma
promessa, não deixe de cumpri-la rapidamente.
10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais
possam recorrer. Os meninos e meninas em situações difíceis
precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo das
promessas de Deus. Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos
padrões de Deus e os assegure do Seu amor e proteção.
11. Ore com as crianças e pro elas. As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem engaioladas,
solitárias e com medo. Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e
atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre
sua preocupação sincera, ore pelas necessidades especificas das crianças.
Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas
Graves de abuso
Uma criança pode precisar de mais ajuda do que você pode dar. Prepare
uma política-padrão para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma
criança está sendo fisicamente maltratada ou abusada sexualmente, é necessário
notificar às autoridades. Consulte o seu supervisor ou Pastor. Ajude a criança
a compreender que você tem a responsabilidade de protegê-la. Assegure-a do seu
amor e apoio contínuos.
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