O Flanelógrafo nada mais é que uma superfície rígida recoberta por flanela ou material
semelhante: além disso, são usadas gravuras que possuem flanela ou lixa no verso, para
serem afixadas ao flanelógrafo (chamamos a essas gravuras de
flanelogravuras).
Figuras e ilustrações podem ser rapidamente adicionadas,
facilmente movimentadas ou removidas do flanelógrafo. Eles são
muito úteis para se contar histórias ou descrever situações que
estão sempre mudando. Bem usados, eles despertarão interesse
e estimularão a discussão dos assuntos. Eles são especialmente
úteis se você vai compartilhar a mesma informação com grupos
diferentes.
Fazer figuras e materiais de treinamento seria um exercício de
grupo muito útil para os alunos. Os flanelógrafos são ideais para
sessões de treinamento em escolas e mercados porque eles
atraem e mantêm a atenção das pessoas.
O flanelógrafo apresenta algumas vantagens:
· É um material acessível em preço e dispensa aparelhagem
complicada em sua utilização.
· Favorece a concretização do ensino, tornando as idéias e
conceitos mais próximos da realidade.
É preciso planejar bem a utilização deste material, levando–se em conta:
1. Escolha da mensagem;
2. Análise do público ao qual o recurso se destina;
3. Preparar os pontos-chaves dos conteúdos da
apresentação de forma seqüencial;
4. Utilizar o contraste entre o fundo e as figuras, usando
sempre cores mais fortes para as figuras; o fundo não
deve chamar a atenção, mas sim as cenas que se
desenrolam;
5. Numerar as flanelogravuras para melhor segurança
durante a exposição; depois, guardá-la em um envelope;
6.Explorar cada ilustração ao máximo com perguntas e
comentários, deixando os seus alunos manusearem as
ilustrações; Solicitar aos alunos que participem na
confecção das flanelogravuras, pois além
de os alunos se sentirem participantes, eles também
podem desenvolver a sua criatividade.
Preparar ilustrações para usar
em flanelógrafos leva tempo mas, tendo-se cuidado, elas durarão
por muitos anos.
· Use ilustrações que sejam apropriadas para a cultura
local.
· Desenhe figuras ou corte-as de revistas. Certas palavras e
sinais, como setas, podem ser úteis.
· Monte as figuras em um papelão fino.
· Cole pedaços pequenos de lixa, papel camurça, feltro,
flanela, etc..., na parte traseira das figuras para que se
prendam ao pano.
· Alternativamente, coloque cola ou uma pasta de farinha e água, e pulverize com areia
ou palha de arroz.
· Certifique-se de que as figuras sejam suficientemente grandes para serem vistas
· Trate as figuras com cuidado e mantenha-as na ordem correta, prontas para serem
usadas novamente.
· Os flanelógrafos podem ser simplesmente um pedaço de flanela ou cobertor preso na
parede e enrolados quando não estão em uso.
· Faça flanelógrafos permanentes esticando-se um pano ou flanela sobre uma chapa e
prendendo na posição correta com cola ou prego.
· A cor do flanelógrafo pode variar. Use cinza-claro ou escuro, verde-claro ou escuro,
azul ou preto que são as cores mais empregadas.
Referências bibliográficas
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ZÓBOLI, Graziella.Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. São Paulo, Ática,
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