quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

História: Apolo

Atos 18:24-19:8; I Coríntios 1:12; 3:4-6, 22; 4:6; 16:12; Tito 3:13

Versículo para memorização - João 3:14

Nesses pequenos trechos, podemos ler tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre Apolo. Podemos, contudo, aprender muito sobre ele.
Apolo nasceu em Alexandria, portanto era um judeu da diáspora. Conhecia bem o Velho Testamento e compreendia a verdade da Bíblia até o ponto do batismo de João Batista. Entretanto, até Atos 18.24, não tinha sido ensinado sobre a verdade do que era aquele Cordeiro de Deus que João havia pregado (Atos 18:25). Pode-se compreender isso estudando Atos 19:3-6. Os homens aqui eram batizados ?no batismo de João?, mas eles e, obviamente seu ministro Apolo, não conheciam muito sobre o batismo de João, porque não conheciam Jesus, Quem era todo o propósito da existência e do ministério de João.
Quando Áquila e sua esposa Priscila o ouviram, vendo seu entusiasmo e eloqüência e, percebendo ainda sua ignorância em relação a Deus, levaram-no para casa e o ensinaram acerca das últimas revelações de Deus, isto é, a identidade do Messias (Jesus Cristo), e provavelmente também o ministério presente do Espírito Santo.
Essa ignorância com relação a Jesus como o Cristo é evidente quando se vê os discípulos que ele deixou em Éfeso. (Comparar Atos 18:24 a Atos 19:1). Esses homens, quando interrogados por Paulo, admitiram que não conheciam nada sobre o Espírito Santo ou sobre o Senhor Jesus Cristo. Não obstante, quando Paulo pregou-lhes sobre Jesus, foram batizados e falaram outras línguas, dando a Paulo acesso à Sinagoga dos judeus, onde ele continuou pregando sobre Jesus (Atos 19:6-8).
Apolo, depois de ter sido instruído por Áquila e Priscila, foi para Acaia e lá se tornou um produtivo ministro de Cristo. Em Atos 18:28, encontramos ele, publica e fortemente, provando, por meio do Velho Testamento, que Jesus era o Messias.

Perguntas 

1. Qual era a nacionalidade de Apolo?
2. Onde nasceu?
3. Era um pregador poderoso?
4. Onde encontramos o seu primeiro ministério no registro?
5. Ele era um bom estudante da Bíblia?
6. Foi proveitoso seu primeiro ministério em Éfeso?
7. Qual era a alcance de seu conhecimento?
8. Que conhecimento lhe estava faltando?
9. Em que lugar de Éfeso pregou?
10. Quais discípulos maduros encontrou lá?
11. O que fizeram por ele?
12. Ele se estabeleceu com os verdadeiros discípulos em Éfeso?
13. Saindo de Éfeso, para onde foi?
14. O que os discípulos de Éfeso fizeram por ele?
15. Ele teve um ministério produtivo em Acaia?
16. Qual era a mudança básica em sua mensagem?
17. Qual o problema que deixou em Éfeso?
18. Quem apareceu para solucionar esse problema?
19. Que tipo de batismo diferente esses homens aceitaram?
20. Quais foram os resultados que se seguiram após sua conversão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário