quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sala de professores. Planejamento da aula


Escola Bíblica Dominical: Planejamento

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino.
Romanos 12: 7

O planejamento do processo

O Planejamento não pode ser visto como uma atividade estanque. Ele abrange todos os elementos envolvidos no processo educativo.
Deve ser desenvolvido pelo professor e, compete a ele, definir os objetivos a serem alcançados.
Cabe ao professor a elaboração do Programa de Trabalho e a decisão de realizar eventuais e necessárias alterações.
Cabe ao professor diagnosticar: objetivo a ser alcançado; conteúdo da matéria; estratégias de ensino e de avaliação.
O professor deve estar preparado para ministrar a aula, de forma a obter o máximo de desempenho de seus alunos.


A fase de planejamento é muito importante e deve contemplar três etapas fundamentais:


1. A PREPARAÇÃO: consiste na formulação de objetivos claros e a previsão de todos os passos necessários para alcançá-los;


2. O ACOMPANHAMENTO:  corresponde à forma de atuação do professor e o aprendizado do aluno;


3. O APRIMORAMENTO: busca a avaliação do alcance dos objetivos traçados.

Assim, o planejamento compreende a determinação de objetivos, a execução e a avaliação do processo educativo.

A tecnologia da educação

A tecnologia da educação baseia-se na análise da aprendizagem como um todo, isto é, como um sistema no qual as partes interagem e dão sentido à totalidade.
A tecnologia da educação responde a perguntas, tais como: o que é aprendizagem? Como se dá a aprendizagem? Qual é o seu ponto de partida? O que é preciso incluir no processo de ensino para que haja maior garantia de aprendizagem?

Essas perguntas podem ser facilmente respondidas por todos os que têm se dedicado ao estudo das Escrituras Sagradas.
Pois é na Bíblia que existem as verdades e as respostas que o mundo não pode dar.
Assim está escrito:



Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.  1 Coríntios 2: 12-16


A tecnologia na educação

Compreende todas as possibilidades referentes à apresentação da informação.
Está relacionada aos equipamentos técnicos da informação, como, por exemplo, a televisão, os aparelhos de projeção, dentre outros.
A tecnologia na educação refere-se também à expressão "meios didáticos" ou "recursos didáticos".
Na educação, a tecnologia responde a questões como: qual ou quais os meios devem ser incluídos no processo educativo para aumentar suas chances de sucesso?

Os recursos didáticos podem ser classificados de muitas maneiras. Uma delas é quanto a forma de transmitir a mensagem.
Uma mensagem pode ser ministrada com ou sem o apoio de projeção de imagens.
A partir deste enfoque os recursos didáticos podem ser divididos em duas categorias: aqueles que incluem e aqueles que não incluem projeção de imagens, conforme especificado na tabela abaixo. 



Material do site Portalzinho, um site muito bom que infelizmente não existe mais.


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