Os recursos didáticos deverão ser pensados sobre uma base psicopedagógica que garanta sua função de apoio à atuação do professor. Assim, deverão conter orientações pedagógicas, elementos motivacionais, questões adicionais, aprofundamento do tema, síntese, exercícios, etc.
Ao decidir qual o recurso a utilizar, é necessário atender a uma série de considerações didáticas que influenciarão a decisão. Dentre elas:
1. Características do público a quem se destina;
2. Características do recurso que a ser utilizado: considerar, principalmente, a adequação, a pertinência e a linguagem;
3. Características da situação em que o recurso será utilizado.
2. Características do recurso que a ser utilizado: considerar, principalmente, a adequação, a pertinência e a linguagem;
3. Características da situação em que o recurso será utilizado.
1. Seleção, Adaptação e Confecção
Os recursos didáticos podem ser obtidos, basicamente, através de três formas:
Seleção
Dentre os recursos utilizados na educação em geral, muitos podem ser aproveitados para a Escola Bíblica Dominical, da forma como estão.
Dentre os recursos utilizados na educação em geral, muitos podem ser aproveitados para a Escola Bíblica Dominical, da forma como estão.
Adaptação Há materiais que, com certas alterações, podem ser utilizados na Escola Bíblica Dominical, cabendo ao professor sua identificação e alteração.
Confecção
A elaboração de materiais simples, tanto quanto possível, deve ser feita com a participação do próprio aluno. É importante ressaltar que materiais de baixo custo ou de fácil obtenção podem ser freqüentemente empregados, como: palitos de fósforos, contas, chapinhas, barbantes, cartolinas, botões e outros, assim como recursos confeccionados com sucata.
A elaboração de materiais simples, tanto quanto possível, deve ser feita com a participação do próprio aluno. É importante ressaltar que materiais de baixo custo ou de fácil obtenção podem ser freqüentemente empregados, como: palitos de fósforos, contas, chapinhas, barbantes, cartolinas, botões e outros, assim como recursos confeccionados com sucata.
2. Com relação ao uso, os recursos devem ser:
Fartos - para atender a vários alunos simultaneamente;
Variados - para despertar sempre o interesse da criança, possibilitando diversidade de experiências;
Significativos - para atender aos aspectos relacionados ao conteúdo.
3. Material Básico
A sala de aula deve dispor de material básico para as crianças: papel, lápis, borracha, caneta hidrocor, dentre outros.
4. Critérios
Na seleção, adaptação ou elaboração de recursos didáticos, o professor deverá observar alguns critérios.
Na seleção, adaptação ou elaboração de recursos didáticos, o professor deverá observar alguns critérios.
Tamanho: os materiais devem ser confeccionados ou selecionados em tamanho adequado à faixa etária dos alunos.
Materiais excessivamente pequenos não ressaltam detalhes de suas partes componentes ou perdem-se com facilidade.
O exagero no tamanho pode prejudicar a apreensão da totalidade (visão global).
Materiais excessivamente pequenos não ressaltam detalhes de suas partes componentes ou perdem-se com facilidade.
O exagero no tamanho pode prejudicar a apreensão da totalidade (visão global).
Significado Tátil: o material precisa possuir um relevo perceptível e, tanto quanto possível, constituir-se de diferentes texturas para melhor destacar as partes componentes. Contrastes do tipo: liso/áspero, fino/espesso, permitem distinções adequadas.
Segurança: o material não deve provocar reações alérgicas ou irritação da pele e não devem oferecer perigo para os alunos.
Estimulação Visual: o material deve ter cores fortes e contrastantes.
Facilidade de Manuseio: os materiais devem ser simples e de manuseio fácil, proporcionando ao aluno uma prática utilização.
Durabilidade: os recursos didáticos devem ser confeccionados com materiais que não se estraguem com facilidade, considerando o freqüente manuseio pelos alunos
Este material foi extraída do site portalzinho.
Um site muito bom, que infelizmente saiu do ar.
Um site muito bom, que infelizmente saiu do ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário