quinta-feira, 7 de julho de 2011

Recursos didáticos - Portalzinho

Os recursos didáticos deverão ser pensados sobre uma base psicopedagógica que garanta sua função de apoio à atuação do professor. Assim, deverão conter orientações pedagógicas, elementos motivacionais, questões adicionais, aprofundamento do tema, síntese, exercícios, etc.

Ao decidir qual o recurso a utilizar, é necessário atender a uma série de considerações didáticas que influenciarão a decisão. Dentre elas:

1. Características do público a quem se destina;
2. Características do recurso que a ser utilizado: considerar, principalmente, a adequação, a pertinência e a linguagem;
3. Características da situação em que o recurso será utilizado.




1. Seleção, Adaptação e Confecção
Os recursos didáticos podem ser obtidos, basicamente, através de três formas:

Seleção
Dentre os recursos utilizados na educação em geral, muitos podem ser aproveitados para a Escola Bíblica Dominical, da forma como estão.

Adaptação Há materiais que, com certas alterações, podem ser utilizados na Escola Bíblica Dominical, cabendo ao professor sua identificação e alteração.

Confecção
A elaboração de materiais simples, tanto quanto possível, deve ser feita com a participação do próprio aluno. É importante ressaltar que materiais de baixo custo ou de fácil obtenção podem ser freqüentemente empregados, como: palitos de fósforos, contas, chapinhas, barbantes, cartolinas, botões e outros, assim como recursos confeccionados com sucata.





2. Com relação ao uso, os recursos devem ser:  

Fartos - para atender a vários alunos simultaneamente; 

Variados - para despertar sempre o interesse da criança, possibilitando diversidade de experiências;

 Significativos - para atender aos aspectos relacionados ao conteúdo.





3. Material Básico
A sala de aula deve dispor de material básico para as crianças: papel, lápis, borracha, caneta hidrocor, dentre outros.





4. Critérios
 Na seleção, adaptação ou elaboração de recursos didáticos, o professor deverá observar alguns critérios.

Tamanho: os materiais devem ser confeccionados ou selecionados em tamanho adequado à faixa etária dos alunos.
Materiais excessivamente pequenos não ressaltam detalhes de suas partes componentes ou perdem-se com facilidade.
O exagero no tamanho pode prejudicar a apreensão da totalidade (visão global).

Significado Tátil: o material precisa possuir um relevo perceptível e, tanto quanto possível, constituir-se de diferentes texturas para melhor destacar as partes componentes. Contrastes do tipo: liso/áspero, fino/espesso, permitem distinções adequadas.

Segurança: o material não deve provocar reações alérgicas ou irritação da pele e não devem oferecer perigo para os alunos.

Estimulação Visual: o material deve ter cores fortes e contrastantes.

Facilidade de Manuseio: os materiais devem ser simples e de manuseio fácil, proporcionando ao aluno uma prática utilização.

Durabilidade: os recursos didáticos devem ser confeccionados com materiais que não se estraguem com facilidade, considerando o freqüente manuseio pelos alunos



Este material foi extraída do site portalzinho.
Um site muito bom, que infelizmente saiu do ar.

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